3/27/2011

Conexão Outro Sul - Pelotas - RS / Nova Friburgo - RJ

Depois de um mês de várias jornadas musicais nos pampas e serra gaúcha, estou de volta a serra fluminense, e com a ótima sensação de ótimos e fortes ventos musicais soprando em várias direções..Cada vez mais vou conhecendo novos e outros sons, de um outro sul, jóias tiradas do cancioneiro arroiograndense pelo Cacique Musical Edu "Caboclo" da Matta, que manda uma pedrada atrás da outra..Ele chamusca o violão com suas chacareras e milongas stoneadas, e me apresentou a melhor coleção de canções e artistas que eu conheci nos últimos tempos. Por ele cheguei até a obra do Basílio Conceição, e conheci artistas incríveis como Negrinho Martins, Mestre Batista, Marcela, Sebástian Jantos, Lys Márcia, e outros tantos..

Hoje recebo aqui na minha casa na serra friburguense os dois caras que me convidaram pra conhecer Satolep, e que na casa deles me apresentaram o Edu da Matta em fevereiro de 2010, são eles os craques e manos rockeiros Leandro "Bocão" D'Ávila, e Thiago D'Àvila, que vieram pra tocarmos juntos ontem em Macaé, (praia aqui perto de São pedro da Serra) com o meu irmão de som Alex Merlino na bateria, que também gravou com o Gottinari, em um dos muitos ciclos que estão se fechando nessa conexão..

Muitas faixas sendo produzidas nesses dias e tomando corpo, cada uma mais rica que a outra...a sonoridade "neo gauchesca" que vai se definindo no cd da Marcela, o baú sem fim de ótimas canções do Caboclo, e por fim, a parceria se fechando com o Jander Ribeiro, minha dupla de viola caipira, que veio em Porto Alegre com a turnê do Nando Reis, e daí fechamos com chave de ouro essa minha passada no Sul fazendo a abertura dos shows no Opinião com participação da Marcela, que foi comigo arriscar a canja... elogiada pelo Walter Villaça, pelo Cambraia, conquistou a simpatia de todos com sua simplicidade e vigor artístico. E a emenda saiu bem melhor que o soneto, o Nando acabou convidando eu e Jander pra tocar no bis no show dele, confirmando a noite vitoriosa pra nós da serra e do oUTRO sUL..

Agora é aguardar os lançamentos !! "Tudo uma Canção" de Marco Gottinari, onde eu tenho a honra de tocar vários instrumentos e fazer a produção musical; a Coletânea Outro Sul - volume 1, que dá uma mostra do que vem pela frente...; o cd de estréia da Marcela, produzido em parceria pelo Caboclo e por mim, o trabalho do Gagui, produzido pelo Caboclo e gravado por outro grande parceiro, DaviBatuka; o esperado e fortíssimo álbum do Edu "Caboclo" da Matta, onde eu tenho a sorte de tocar várias violas e pandeiros..; e o meu álbum em parceria com o Jander Ribeiro, com um som único de violas, e recheado de convidados gaúchos, como os irmãos D'Àvila, Caboclo (claro), e a mais nova parceria que fiz, a violinista Lys Márcia.

Enfim, na sequência vem por aí Sônia Porto, Celso Krause e DaviBatuka, Possidônio, etc...é som pra todo lado..e pra outros lados, pra outros ouvidos, saindo de um oUTRO sUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário