3/27/2011

cONTEÚDOS DE aÚDIO E áUDIO vISUAL

a cOORDENAÇÃO DOS ÀUDIOS ESTÁ A CARGO DE 
rODRIGO gARCIA E eDU DAMATTA
a cOORDENAÇÃO DO áUDIO vISUAL ESTÁ A CARGO DE 
dUDA kEIBER E aLBERTO aLDA


Não é demais reforçar que o Ponto de Cultura trabalhará dois objetivos principais que são a Formação e Capacitação e Produção e Circulação de Conteúdos de Áudio e Vídeo inseridos nas tecnologias da informação e comunicação digital, além é claro a procura e manutenção da sustentabilidade que asseguram estes coletivos. Nestas considerações, daremos ênfase em especial aos conteúdos de áudio e vídeo a serem produzidos e circulados, fazendo uma pequena síntese dos trabalhos que serão realizados, sua concepção e artistas e obras envolvidas, conforme segue abaixo. Lembrando que os registros imagéticos destes subprojetos somados as demais ações do Ponto de Cultura Outro Sul comporão um documentário geral ao final de 02 anos do Ponto de Cultura Outro Sul.

Sub-projetos.
  1. Tudo uma canção.Cd de marco Gottinari
  2. O sexto Beatle!!
  3. Na butique do sambah!!
  1. 80 centavos de whisky!!
  2. O campeão do bem querer”...Coletânea sobre o centenário do xavante.
  3. Marcela Mescalina
  4. DVD da cantora “Soninha Porto”
  5. Rinosinusiteinvertida!!
  6. Encontro dos rios
  7. Sentimento da vitória
  8. Jecão & os Maldomados
  9. Traje EspaciaL
  10. Raízes & Coração
  11. Motel Paradise
  12. Milonga Marinheira.
  13. Coletânea: Primavera Cultura Livre
  14. Coletâneas “Outro Sul” volume I & II


Todos os subprojetos citados acima, serão realizados com o equipamento técnico do projeto “Casa Brasil “ situado no bairro Dunas da cidade de Pelotas. Que possui um estúdio móvel para gravação e edição audiovisual. Os custos de deslocamento do equipamento, bem como a mão de obra técnica especializada para a execução de cada etapa, já estão incluídos no montante específico de cada orçamento, pois cada um destes sub projetos tem características particulares que não permitem o mesmo padrão de custos.
OUTRO SUL: sub-projetos

      1. Tudo uma canção
Gravação do Cd de “Marco Gottinari”.
Ainda sem título definido, o projeto se realizará, na Colônia São Manoel, onde reside com sua família, compositor, cantor, instrumentista, intérprete, agricultor e artesão, Marco Gottinari. Cumprindo assim uma das etapas rurais do projeto, contemplando “uma outra visão”, da música feita na serra gaúcha e do planeta terra. Onde além das músicas, também vão se capturar imagens de pequenos agricultores da região para a edição de Clips e do documentário geral do projeto.

2) “O sexto Beatle!! ”.(Coletânea)
Documentário sobre a obra do cantor, compositor e estofador Sérgio Insaurriaga, mais conhecido como “Serjola”. Também será gravado um Cd em formato de coletânea com composições deste mesmo autor, interpretadas por artistas locais, que são seus contemporâneos, onde além de músicas do autor em questão, cada um dos convidados, vai gravar uma versão de uma música dos “ The Beatles”, além de doar uma composição própria para o homenageado. A gravação do áudio visual será um relato sobre os bares “porões” e a cena doss ambientes da geração Hippie, dos anos 80 aqui na cidade de Pelotas.

3) “ Na butique do sambah!! ”
Documentário, com a gravação de um Dvd do maestro “Posidônio Tavares”, com a participação de músicos convidados pelo próprio maestro. O local escolhido para a realização do evento foi o “Bar e rest. Liberdade”, uma grande referencial da cultura do samba e do Chorinho na cidade de Pelotas e região Sul.

4) “80 centavos de Whisky!! ”


Documentário, sobre a música dos bares noturnos de Pelotas, no encontro de “Sólon Silva & Dija ”, dois músicos de gerações diferentes, que vão atuar juntos, num espetáculo a ser realizado no “Night- Club”, “Le Tans”, uma referência tradicional para aqueles que foram os passageiros das madrugadas de serestas. Será gravado um Cd / DVD, onde os artistas vão contar e cantar, suas impressões sobre a vida e as musas inspiradoras das noites de boemia.

5) “O campeão do bem querer.” Coletânea do centenário do xavante.


No dia 7 de setembro de 2011, o Grêmio Esportivo Brasil, vai completar seu níver de n° 100, e sendo assim, o “Ponto de cultura outro sul, decidiu homenagear do rubro negro da baixada, mais conhecido como “Xavante”...o primeiro campeão gaúcho da história oficial do futebol do estado do Rio G, do Sul, com uma coletânea musical, com a participação de diversos compositores que também são torcedores, daquele que também é conhecido como “Brasil de Pelotas”. Também acompanha um Dvd com depoimentos de torcedores e uma revista de crônicas, contos e fotos históricos referentes ao mesmo assunto.
6) Marcela Mescalina. 
 
Gravação de Cd (ainda sem título) e 2 vídeo-clips, desta intérprete e compositora natural da cidade de Arroio Grande, onde também acompanha um documentário sobre a reserva do Mato Grande, localizado às margens da Lagoa Mirim, e que além de ser um ecossistema fundamental na preservação das espécies nativas do “Bioma pampa”, também é um sítio arqueológico, de altíssima importância para o estudo antropológico sobre as origens, dos primeiros habitantes das Américas.


7) Gravação do Dvd da cantora “Soninha Porto”
Documentário, ainda sem título, que será o registro da trajetória da vida de uma das últimas intérpretes da era de ouro do rádio, onde ela vai contar as passagens de sua vida como diva dos antigos palcos das rádios Am e sobre sua vivência feminina numa época em que as mulheres que transitavam pelo mundo da arte eram marginalizadas. A gravação do Cd / Dvd, será efetuada, no “Bar e Restaurante Costinha”, um conhecido reduto do samba, do choro e da seresta, ali na orla da Lagoa dos Patos, pois está situado no Balneário dos Prazeres (também conhecido como Barro Duro), no período das festas de Yemanjá, devido a devoção da artista por esta entidade, que é a padroeira espiritual do Brasil.

8) “ Rinosinusiteinvertida!! ” 


 
Cd de música experimental, que será gravado ao ar livre na pedreira Municipal de Capão do Leão, com os músicos “Celso Krause & David Batuka. Os músicos vão se aproveitar das conduções naturais de reverberação do local como fonte de inspiração para a criação deste trabalho musical, onde também serão registradas imagens, do impacto ambiental provocado pelo homem na retirada de matéria prima fundamental, (neste caso o Granito rosa), para a construção civil, no processo de crescimento desordenado das cidades.


9) “Encontro dos rios”


Rodrigo Garcia , músico e produtor carioca, é dono de uma linguagem original e intuitiva nos violões. Tocou com alguns dos grandes nomes da nossa música,com destaque para Cássia Eller, com quem gravou três Cds : "Veneno Vivo", "Com você meu mundo ficaria completo.." e "Dez de Dezembro", além de fazer
inúmeros shows da cantora de 1997 até 2001, incluindo os shows de abertura dos Rolling Stones e Bob Dylan em 1998 (Rio e São Paulo), e várias temporadas no Canecão. Tocou ainda com outros nomes como Elba Ramalho e Zélia Duncan.
            O mineiro Jander Ribeiro começou sua rica estória musical nos anos 80 em Brasília onde fundou e integrou uma das mais importantes bandas da cena do rock brasileiro, a "Plebe Rude", conhecida pela alta qualidade das letras e dos arranjos. Com a Plebe, Jander tocou no último Rock'in Rio, e  lançou clássicos como "Até quando esperar". Nos anos 90 descobriu a viola caipira, instrumento que adotou definitivamente, deixando de lado as guitarras e violões... se dedicando ao seu estudo, e pesquisando repertório, foi descobrindo e confirmando cada vez mais a força da música de viola, tesouro que foi compartilhado  com Rodrigo, que também se apaixonou pelo som, quando os músicos e amigos se conheceram em 1996.
Além do Cd de áudio da dupla acompanhará também um áudio visual sobre o trabalho Folk Rock da dupla.



10) “Sentimento da vitória”
Gravação de Cd do grupo de Hip-Hop. ”Familia IDv ” (Ideologia de Vida), eu será gravado no bairro da “Guabiroba”, acompanha um documentário com depoimentos desde os primeiros moradores até a atual ocupação populacional desta COHAB, também conhecida como ”Guabilândia”, que em 2014 completará 30 anos de existência “urbanística” cadastrada, sendo que já possui esses 30 anos de ocupação “humanística”, fora dos cadastros oficiais. Este documentário, em formato de Dvd, tem a intenção de capturar as impressões dos moradores atuais e até as daqueles que um dia passaram por ali nas relações sócio-culturais do bairro de seus habitantes com o resto da cidade de Pelotas e região e país e mundo.


11) “Jecão & os Maldomados”
Documentário sobre a trajetória artística de músicos com origem no proletariado rural... peões do cotidiano das “lides campeiras”, tendo como trilha sonora de suas vidas, as rancheiras, milongas, mazurcas, xotes, tangos e boleros, que faziam parte do repertório, de Gildo de Freitas & Teixeirinha, influência musical de toda uma geração de “Música Popular Gaúcha” (MPG) dos anos 60 & 70, onde o grande veículo para a divulgação daqueles discos de Vinil eram as Rádios Am...mas se Gildo de Freitas & Teixeirinha eram o Lado A, desta cultura de radiodifusão, o projeto “Outro Sul”, pretende mostrar o Lado B, um pouca da história de vida, daqueles que passaram quase despercebidos mas que também coincidiam os labores campeiros do dia a dia, com seus dotes artísticos, e que atuavam nos bailes que se realizavam na zona rural da metade sul, mais conhecidos como “Fandangos”, ou “Bailes de chão batido”, artistas como “Alemão Preto”, Gilberto Gomes, Zé da Gaita, Pedro Dóro, entre outros a serem convidados, pelo projeto. Também está incluído no projeto como forma de homenagem, o relançamento do primeiro e único disco do já falecido Sr. Assis Botelho (que inclusive era um dos violonistas de Gildo de Freitas). O protagonista deste documentário, será um músico residente no município de Cerrito, conhecido naqueles arredores como:” Jecão “, e que foi responsável por organizar um dos primeiros assentamentos do MST no Brasil, as margens da Br -116, quando o então hoje município de Cerrito era apenas um distrito municipal de Pedro Osório.

12) Traje Espacial


Gravação do Cd, do compositor “Dudu Borba”, tendo em sua obra musical um relato, das relações culturais entre os bairros da cidade de Pelotas, entre os anos 70 e 80, e sendo ele um morador do bairro do Porto, acompanha um documentário sobre a zona do Porto e personagens importantes que fizeram parte deste território, bem como, pessoas que fizeram o antigo carnaval de Pelotas.

13) Raízes & Coração
Cd, do cantor e compositor Dudu Freda, que também é um dos fundadores da banda “Nação Suburbana”, propondo um resgate da cultura negra através de sua música, que ambienta-se no universo do Bairro dos Navegantes, região da cidade de Pelotas muito importante por ser uma referência da religiosidade de origem africana, com a presença de diversas “terreiras”, onde são cultuadas e as 2 linhas da Umbanda.

14) Motel Paradise
Cd do cantor e compositor Edu Damatta, também com a inclusão de 2 vídeo-clips “

15) Milonga Marinheira
Gravação de Cd, do arranjador, instrumentista e compositor Negrinho Martins, onde o artista e seus convidados vão navegar pelo universo de relações musicais da “milonga”, com a música cubana e mediterrâneas, lugares por onde o artista passou. As gravações serão realizadas no Eco-camping da colônia Z-3, onde também serão gravadas imagens dos pescadores, para a edição do DVD geral do projeto “Outro Sul”.

16) Coletânea: Primavera Cultura Livre.
Primavera Cultura Livre, é um festival que já tem 2 edições, e sendo assim, o Ponto de Cultura “Outro Sul”, resolveu participar da organização deste coletivo organizado, produzindo um Cd coletânea, acompanhado de uma revista, com fotos, crônicas e contos, como uma forma de ampliação desta rede de interesses sócio culturais.

17) Coletânea “Outro Sul” volumes I & II

O ponto de cultura vai lançar estas coletãsneas em formato de Cd, com os artistas integrantes do projeto, mais alguns convidados e colaboradores.

Obs, Estas coletâneas , não obrigatoriamente levarão este nome, como destaque titular, devido a que, devemos ter a sensibilidade e a flexibilidade, necessária para incorporar ao projeto, as opiniões dos próprios artistas envolvidos, que venham a acrescentar, somar, idéias afins, em benefício da democracia e diversidade cultural, para que possamos cumprir nosso papel de tecer uma rede não apenas virtual em função das novas tecnologias ... mas simplesmente real no âmbito das relações humanas e planetárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário