3/27/2011

mETODOLOGIA / mETAS E aÇÕES



É importante considerar que a intenção da metodologia é uma ponte para promover a emancipação dos cidadãos, proporcionando a universalização do acesso aos meios, ferramentas, conteúdo e saberes / poderes para trabalhar uma lógica educativa e protetora e não repressora, tendo como referência:
  • a redução da desigualdades sociais;
  • a apropriação autônoma e livre das novas tecnologias;
  • o desenvolvimento da Vidadania ativa;
  • a formulação de políticas públicas mais eficazes e justas;
  • a integração da comunidade, estimulando ao acesso as culturas digitais, o lazer, a cultura e o convívio social;
  • a democratização das comunicações;
  • as manifestações culturais local e regional;
  • a inclusão digital;
  • a preparação dos indivíduos para o mundo do trabalho;
  • a oportunidade de criar e editar conteúdo multimídia; e
  • a divulgação e o acesso aos programas do governo federal.


A capacitação para a gestão das ações comunitárias, é fundamental a preservação do caráter público e laico, considerando que:
  • o trabalho construtivo e colaborativo é fundamental para o atendimento inclusivo do cidadão, o que deve ser enfatizado como um dos requisitos essenciais do projeto;
  • a coleta e gestão das informações precisas sobre o projeto colaboram para a avaliação do impacto como uma política pública, além de ser uma prática de gestão democrática;
  • a gerência participativa do uso dos espaços como um todo influencia sobre a maneira com que o projeto atenderá à população e auxiliará na construção da vidadania.


A perspectiva epistemológica da proposta metodológica em curso é de potencializar e buscar sustentabilidade aos equipamentos e serviços já existentes na comunidade do Loteamento Dunas ampliando e replicando para a Vila Castilho, incluindo o Projeto Casa Brasil/ CNPq, procurando uma articulado agora com o Ponto de Cultura Outro Sul com outras ações sociais do Governo Federal, em especial o Programa Cultura Viva. O nosso projeto trabalha sempre na articulação e conexão com outras estruturas públicas da comunidade como o Centro de Referência da Família, a Unidade Básica de Saúde e as Unidades Escolares, em número de três, presentes e disponíveis ao uso público e gratuito. Estas condições é que dão suporte a ações transdisciplinares que se pautam pela perspectiva de assegurar um desenvolvimento humano e sustentável da comunidade, a partir de fomentar as culturas digitais e artísticas culturais, interconectada com saberes de outros lugares da cidade, de outras unidades da federação e do mundo.

Nossas ações têm a clara intenção de FORTALECER uma identidade própria e autônoma da Comunidade do Loteamento Dunas / Vila Castilho / Mundo, de forma propositiva, estimulando o aumento da auto-estima de pessoas e grupos colocados em situação de marginalidade e desfavorecimento, construindo uma VITRINE positiva, pensando um Outro Sul, que conquiste o reconhecimento público, de partes cada vez maiores da sociedade, a partir daqui, para outros espaços do Planeta.

Segundo DEMO,
... a educação comunitária não resolve a situação da pobreza material da periferia, mas pode suscitar estratégias de enfrentamento da pobreza política, "entendida como repressão da cidadania popular e recriação das condições de massa de manobra nas mãos do Estado e das oligarquias".

Entendida como processo formativo, e não meramente informativo, a educação comunitária estimula o surgimento de canais de participação, motiva o despertar para a organização, para a conquista de direitos, o cultivo das identidades culturais e o desenvolvimento de práticas autônomas de governança local, identificadas com a auto-sustentabilidade. Fora disto, não seria educação. Não se pode confundir educação, com práticas corriqueiras de excitação política (manipulação de sonhos), de domesticação (acomodação) e de opressão política (ajustamento social), fundamentadas nas teorias instrumentais de controle de comportamento.


A Educação Comunitária, para nós, deve fundamentar-se em uma perspectiva transdisciplinar do conhecimento, visando a construção de uma rede de valorização da vida, em que todos os envolvidos sejam sujeitos da história, na busca da implementação de um projeto de futuro melhor para si e para todos. Com respeito às individualidades - necessidades, interesses e desejos - e explicitação da pluralidade das idéias e das concepções de mundo. Com base no diálogo e no reconhecimento das diferenças, como princípios educativos, podemos ajudar as pessoas e suas comunidades a tornarem-se mais críticas e mais criativas.


Não podemos ter pressa, como SANTOS (2000), precisamos aprender a reconhecer e valorizar a LENTIDÃO.

Do ponto de vista prático da operacionalização de cada uma das 7 metas e ações desdobradas do Ponto de Cultura Outro Sul (veja item 8 e 4.3 – Ações e Metas 1,2,3,4,5,6, e 7), teremos um Coordenador Pedagógico (contrapartida da instituição AMIZ) e um Coordenador Organizacional permanente no projeto que em conjunto com os parceiros diretos (AMIZ, Cia Daniel Amaro, ODARA, Casa do Joquim, Comitê de desenvolvimento do Dunas e os produtores de audio e audio visual Rodrigo Fernandes Garcia, Eduardo Mattos e Alberto Alda) que farão parte da Coordenação Geral do projeto com a incumbência de realizar os planejamentos estratégicos situacionais, elaborar relatórios técnicos – pedagógicos, além de assessorar e supervisionar as práticas administrativas, as técnicas, as profissionais – educativas, bem como, as respectivas avaliações de processo, resultado e impacto de cada uma das metas e ações desdobradas do Ponto de Cultura Outro Sul.



Ação 1 / Disponibilizar o espaço do projeto Casa Brasil / Mídias Livres (Loteamento Dunas), da Cia de Dança Daniel Amaro (Vila Castilho) e Casa do Joquim como espaços principais para a realização das ações deste projeto, será de responsabilidade de cada uma das instituições parceiras.


Ação 2 / Criar um Círculo Cultural Educador da cultura digital, estimulando a Produção, Circulação, Formação, Capacitação, e Sustentabilidade, estes encontros mensais serão de responsabilidade das Coordenações Pedagógica, Organizacional e a Coordenação Geral do projeto estará chamando, organizando e operacionalizando. O processo será acompanhado com atas e relatórios das reuniões, bem como com registro imagético.


Ação 3 / Promover Cursos e Oficinas de vivências multiculturais e multimídias ( cultura negra, audio visual, produção fonográfica, web, dança, teatro, designer gráfico, jornal, vídeo e informática, ...), distribuídas simultaneamente nas duas localidades do projeto e na Casa Joquim (um espaço central da cidade) como integrador outros locais da cidade e região. Para a Meta e Ação 1, Teremos 08 educador@s / oficineir@s / oficinas (acontecendo paralelamente) responsáveis por cada uma das oficinas propostas, oficinas de 32 horas que bimestralmente se encerram, abrindo e dando espaço para outras pessoas poderem ter acesso as formações e capacitações, lembrando que estas formações e capacitações acontecerão nos espaços do Loteamento Dunas (AMIZ _ CDD _ ODARA), na Vila Castilho (Cia Daniel Amaro) e no centro de Pelotas (Casa do Joquim). O processo será acompanhado com atas e relatórios das reuniões, bem como com registro imagético.


Ação 4 / Organizar bimestralmente pelo menos uma Mostra Cultural das ações do ponto de cultura Outro Sul (intercalando as localidades Dunas Castilho e na Casa Joquim) e quatro encontros de grande porte semestralmente para valorização das manifestações culturais Glocais e oferta de espaços de qualidade a comunidade do Loteamento Dunas e Vila Castilho / Pelotas / Região Sul / Mundo. A Coordenação Pedagógica, Organizacional e a Coordenação Geral do projeto serão responsáveis por operacionalizar as mostras bimestrais de cultura, lembrando que as mostras acontecerão intercalando os três espaços do projeto, sendo que cada uma das instituições parceiras responsáveis pelos espaços assumirão a coordenação e execução da mostra. Os quatro encontros de grande porte serão de responsabilidade da coordenação geral do projeto, dos parceiros diretos e de outros parceiros que se somarão para esta ação em específico. O processo será acompanhado com atas e relatórios das reuniões, bem como com registro imagético.


Ação 5 / Realizar encontros / Seminários das vivências culturais digitais e multimídias. Serão de responsabilidade das Coordenações Pedagógica, Organizacional e Geral a responsabilidade por estar chamando, organizando e operacionalizando, em conjunto com os demais parceiros diretos do projeto. O processo será acompanhado com atas e relatórios das reuniões, bem como com registro imagético.

Ação 6 / Elaborar e produzir jornal / revista digital. A coordenação operacional será responsável por estar articulando esta ação, por dentro da oficina de designer gráfico prevista para acontecer bimestralmente, dando conta de alcançar a meta mensal de revista digital e trimestral impressa. Acompanharemos o processo a partir da própria publicação on line e impressa do mesmo.

Ação 7 / Produzir e Circular Conteúdos da Cultura Digital. Neste tema teremos três profissionais, produtores culturais, com larga escala em produção de audio e vídeo (veja item 13 – Outros / suas respectivas qualificações) que coordenarão esta ação, somados a dois técnicos também experientes em áudio e visual, seguindo a ordem que foi colocada no projeto, cumprindo com os 12 trabalhos de áudio visual e o vídeo geral, mais 17 CDS de Músicas (veja item 4.4 Considerações sobre os Conteúdos de Áudio e Vídeo). Acompanharemos o processo a partir da própria publicação dos próprios conteúdos propostos, com uma produção áudio visual a cada dois meses, sendo que o áudio visual geral, será ao final do projeto e a partir dos registros imagéticos, e os trabalhos de contrapartida entrarão ao longo dos dois anos, entre uma produção que seja de menor demanda.

Um comentário:

  1. Caros amigos e amigas.
    Bom Dia!
    Estou pesquisando metodologias para estabelecimento de casas de cultura, centros, pontos etc. Muito bom o trabalho de voces! Parabéns.
    Gostaria de saber duas coisas:
    1 - Quem escreveu o texto acima, " Metodologia / Metas e Ações" ?
    2 - Quem é Demo, referido também no texto acima?
    Muito obrigado.
    Wagner
    amigourso9@gmail.com

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